A Final Nacional do Barman do Ano de 2019 teve lugar nos passados dias 29 e 30 de Setembro, no âmbito do Congresso dos Cozinheiros e reuniu os cinco finalistas que obtiveram a pontuação mais alta acumulada aquando da apresentação oficial dos concorrentes.

Os cocktails dos finalistas foram avaliados com base na sua técnica, apresentação, degustação e harmonização com um snack. A prova da harmonização foi parte de um conjunto de três a que os finalistas foram submetidos onde, numa delas, tiveram de preparar um cocktail com o que tinham disponível num cabaz surpresa e, na outra, criaram cada um um cocktail de autor. Deste modo, foi possível atribuir a terceira menção honrosa a João Costa (Bovino Steakhouse, Almancil), a segunda menção honrosa a Tatiana Cardoso (The Royal Cocktail Club, Porto) e o título de Barman do Ano de 2019 a Luís António (Hotel Bar – Tropical Beach Club Faro).

Na primeira prova, a do cabaz surpresa, Luís António preparou “Hexa”, um cocktail frutado com base de vodka. Já na segunda, a de harmonização, optou por algo mais simples com o “Peas and Love”, com base de tequila e notas de ervilha e matcha, para acompanhar o snack preparado pelo chefe Mateus Freire, composto por salmão fumado, aipo e funcho. Por fim e para deixar bem vincada a sua marca na prova de cocktail de autor, brindou o júri com “I Screaming For You”, uma combinação de sabores frutados onde trocou o copo de cocktail por uma taça de bolacha e chocolate, normalmente utilizada para gelados, e, para refrescar, um toque de merengue de limão. Neste último, o vencedor quis deixar clara a influência que a sua formação em pastelaria e interesse pela área tem no seu processo criativo.