Daniel Carvalho, do The Royal Cocktail Club, no Porto é o vencedor da 4ª edição do concurso Barman do Ano. O seu cocktail de autor “Esmeralda” convenceu o júri e contribuiu para que se sagrasse o grande vencedor da competição. A prova decorreu hoje no Espaço Espelho d’Água, em Lisboa.

A Final foi disputada entre os três concorrentes mais bem pontuados no concurso. Cada concorrente teve dez minutos para preparar o seu cocktail de autor ao júri e ao público. Calhou em sorte a Daniel Carvalho ser o primeiro a apresentar o seu cocktail inspirado no nome da Caravela de Vasco da Gama. Seguiu-se Helder Rodrigues, da Tasca de Santana em Coimbra apresentar o seu cocktail “Memória”, em homenagem às recordações da sua terra natal, Cabo Verde. Por fim, Jeferson Santos, do Taste Carvoeiro, no Algarve apresentou o seu “Invicta”, em homenagem às gentes do Porto e à sua forte personalidade e carisma.

Daniel Rodrigues com 38 anos, revelou que – “Não esperava nada ganhar o concurso, mas é um sonho. É sinal que o meu trabalho foi reconhecido e acaba por ser a recompensa deste ano de dedicação ao concurso.”

Além do título de Barman do Ano 2017, Daniel irá receber o Prémio“INTER” – Um cheque de 1.000€ , um conjunto de utensílios de bar da ICEL e um o Troféu Barman do Ano.

A 2ª Menção Honrosa foi entregue a Helder Rodrigues e em 3ª ficou Jeferson Santos.
Tendo como objetivo principal reforçar o uso de produtos portugueses nas criações de bar, esta edição contou com Pedro Paulo (The Lobby Bar, Hotel Aldwych), como presidente de júri. Os restantes elementos da equipa fora: Joaquim Lopes (Associação Barmen de Portugal), Francisco Guerreiro (Associação Barman Barlavento), Dave Palethorpe (Cinco Lounge) e Paulo Pinto (IVDP).

O objectivo principal do Concurso Barman do Ano é a promoção dos novos actores da gastronomia nacional em Portugal. Falamos dos profissionais que ditam as mais recentes tendências, aromas e sabores de bar, sendo o seu contributo orientado para a valorização do serviço profissional. É um concurso nacional que tem como patrocinadores oficiais a Makro, Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP.PT) e Licor beirão. Os produtos oficiais são Pedras e Icel. Contou com os parceiros Essência do Vinho, Gin Tasting & Spirits, Prochef, LM Protection, Bovino Steakhouse, Quinta do Lago e Espelho d’Água. É um concurso organizado pela INTER | Edições do Gosto.