Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do concurso Barman do Ano. O concurso promete agitar o mundo do bar português e pôr à prova a técnica, criatividade e serviço profissional de todos os barmen em Portugal.

O concurso decorre até 26 de Junho de 2014 e pretende valorizar a classe profissional dos barmen e incentivar à implementação de rigor profissional no contacto com o cliente, naquele que é o palco principal: o bar. Rigor e excelênciasão duas tónicas que estarão presentes durante toda a competição.

O concurso decorre em 4 momentos:
– Apuramento
– Visita ao Local de Trabalho
– Academia Barman do Ano
– Grande Final Nacional

Podem concorrer todos os barmen e barmaids profissionais, maiores de 21 anos, com um mínimo de três anos de experiência profissional comprovada e a exercer funções em Portugal.

O júri é composto por profissionais de renome da cena do bar nacional e internacional, tendo como presidente Pedro Paulo (Head Bartender no One Aldwych Hotel em Londres) que foi distinguido como Barman do Ano UK 2013.

Joaquim Sabino (Ex-presidente da Associação Barmen Portugal), Antero Jacinto(Ex-presidente da AHRESP e Club Barman de Portugal), Francisco Guerreiro(Presidente da Associação Barman Barlavento Arade), Kiko (Barman Consultor Liquid Consulting), Dave Palethorpe (Proprietário e chefe de bar Cinco Lounge e Black Pepper & Basil), Nélson Bernardes (Bar Manager Waldorf Hilton Londes) Luis Domingos (Barman Consultor Black Pepper & Basil e proprietário El Cartel) fazem parte deste painel de jurados, que avaliarão os concorrentes ao longo de todas as fases.

“Gerar um equilibrio mais evidente entre a arte do serviço e a técnica de elaboração de cocktail’s” é a palavra de Paulo Amado, o responsável pela organização do Barman do Ano. Para tal “achou-se um compromisso geracional, levando ao júri os fundadores do bar em Portugal e os mais contemporâneos, nacionais e estrangeiros a trabalhar em Portugal e fora”. O resultado, desde a apresentação do concurso, à excelente adesão por parte da comunidade está a ser motivador, indicativo de que o caminho seguido é o certo.

A apresentação do concurso aconteceu em Julho, no Hotel Marriott em Lisboa, onde foram homenageados os fundadores do movimento do bar em Portugal e o 1º concurso nacional de barman que aconteceu há 40 anos. Tendo como patrocinador oficial a Schweppes, o concurso vai pôr a tónica na excelência do serviço.

As inscrições decorrem até 28 de novembro no site www.e-gosto.com/barmandoano, sendo o concurso organizado pelas Edições do Gosto.