São barmen profissionais e estão de visita ao Porto e ao Douro para descobrirem o Vinho do Porto, a cidade e a região. Durante dois dias, 25 e 26 de maio, vão receber formação com o objetivo de potenciar o serviço perfeito de Vinho do Porto. Entre o Porto e o Douro vão saber mais sobre a denominação de origem Porto, conhecer todo o processo de certificação, contactar com empresas e participar em provas e seminários. No final, terão oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos num mini desafio de cocktails com Vinho do Porto. Descobrir as potencialidades deste vinho na elaboração de cocktails inovadores é o desafio lançado nesta acção aos 15 finalistas do concurso Barman do Ano 2015.

“O grande objetivo é inovar no serviço de vinho do Porto prestado por estes profissionais, atingindo assim diferentes públicos. É uma estratégia de promoção que temos vindo a traçar há algum tempo e que pela segunda vez reforçamos associando-nos à iniciativa Barman do ano”, explica Manuel de Novaes Cabral, presidente do IVDP.

Esta será a primeira formação para os concorrentes da 2ª edição do concurso que põe em destaque os profissionais que se afiguram como os novos actores da gastronomia.

O concurso Barman do Ano 2015 tem como patrocinadores oficiais Schweppes, Libbey, Bols, Nespresso, Makro, Cointreau e o Instituto de Vinhos do Douro e Porto. Os produtos oficiais são o Rum Plantantion e o Gin Citadelle. Conta ainda com os apoios do Conrad Hotel, Nau Hotels, Prochef, Associação Barmen Portugal, Associação Barmen Barlavento Arade e Rede-T.

Programa:

Segunda-feira, 25 de Maio
14h – Chegada ao IVDP
– Importância do controlo e do conceito de DO na valorização do produto
– Visita aos Laboratórios e IVDP
– Encontro com o Presidente do IVDP
15h30 – Partida para o Douro
17h30 – Quinta do Bomfim – Symington Family Estates
Visita
Prova de vinhos
Jantar

Terça-feira, 26 de Maio
8h00 – Regresso ao Porto
10h00 – Visita às Caves Taylors
– Mini desafio de cocktails no Bar do hotel The Yeatman
13h00 – Almoço no Hotel The Yeatman

 

Veja aqui o video deste dia!