O Concurso Barman do Ano está de volta para a sua 4ª edição, com o objectivo de promover o serviço de bar em Portugal, valorizando os profissionais pela sua técnica e conhecimento de serviço ao cliente.
O mundo da coquetelaria cresce a olhos vistos e é preciso destacar estes novos actores da gastronomia, que de ano para ano, afirmam o seu papel.

Podem inscrever-se no concurso o barman e a barmaid profissional, maiores de 21 anos, com um mínimo de 3 anos de experiência profissional comprovada e a exercer actualmente ou que tenha exercido a profissão no último ano.

Para a inscrição os profissionais deverão enviar a sua candidatura até ao dia 27 de Março e apresentar duas receitas originais de uma long e shortdrink. Uma das receitas deverá ser inspirada em Portugal, as suas bebidas, produtos e receitas. A acompanhar a inscrição, um ensaio subordinado ao tema “A portugalidade nas criações. Os produtos do tempo, das regiões, o respeito pelas estações. De que maneira pode o nosso País ser motivo de inspiração na criação de cocktails”.

O vencedor desta edição receberá o Título de Barman do Ano 2017 e receberá um prémio monetário de 1.000 euros, entre outros prémios atribuídos pelas marcas patrocinadoras.

Este é um evento anual inteiramente dedicado ao universo do bar e que anuncia as últimas tendências da profissão além de oferecer aos profissionais de bar um conjunto de seminários, jantares, competições e degustações.
O júri do concurso é composto por alguns dos profissionais de maior relevo na área de bar, sendo presidido por Pedro Paulo, Bar Manager do The Lobby Bar, no Hotel Aldwych, em Londres e vencedor do Barman do Ano UK, em 2013.
O concurso Barman do Ano é organizado pelas Edições do Gosto e INTER e conta com o patrocínio oficial da Makro. Tem como Produto Oficial a Icel e como Parceiro a Prochef. Conta ainda com o Apoio da LM Protection e com o Parceiro Institucional Rede-T.

Recordamos que o Barman do Ano 2016 é Jaime Montgomery do restaurante Bovino Steakhouse, na Quinta do Lago, Algarve.